Os meses de setembro a dezembro, são considerados os mais quentes do ano. E é exatamente neste período que o mercado na área de instalação e manutenção de condicionadores de ar cresce e chega a aumentar até 30% em relação aos demais meses do ano.
Raimundo Pereira trabalha com manutenção de ar-condicionado e comemora o aumento dos lucros. “Vivemos num momento de crise econômica, porém a procura não diminuiu, estamos com atividade intensa atualmente”, explica.
Francisco Nunes, mais conhecido como Kaloy, é empresário na área de refrigeração automotiva e afirma que a procura também está sendo grande. “A maior busca pelos nossos serviços se concentra entre os meses de agosto e dezembro, em que aumentamos a atividade em 30% em relação aos demais períodos do ano. Os teresinenses não conseguem mais andar nos carros sem ar-condicionado”, comenta.
Ainda segundo Francisco, usar o ar-condicionado do carro tem uma boa relação de custo-benefício. “Fazer uso da refrigeração que o veículo oferece não compromete o desempenho do veículo, como se pensa. Existe um sistema inteligente instalado nos carros, que não permite que o carro perca sua capacidade. O carro com vidro fechado economiza combustível”, esclarece.
Cuidado com o Frio Intenso
Todavia, o otorrinolaringologista Erick Barros alerta as pessoas que têm o hábito de usar ar-condicionado no dia a dia, pois, caso o ambiente fique muito frio, pode prejudicar a saúde. “Quanto mais frio, mais o tempo fica seco”, explica o médico, acrescentando que isto pode agravar problemas respiratórios.
Fonte: Portal O Dia